Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019
Biblioteca

A Biblioteca Nossa Senhora das Mercês da FAPAC proporciona suporte para o desenvolvimento das funções de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Engenharia Civil. Com a capacidade para mais 230 alunos, seu principal foco é a interação aluno/biblioteca, objetivando todas as necessidades procuradas.

A biblioteca ocupa uma área de 1.617,85 m² (incluindo o salão de leitura, cabines de estudo em grupo e individual, acervo, laboratório de informática, videoteca individual) distribuída de forma a disponibilizar o livre acesso ao acervo e propiciando ao usuário procurar as obras que deseja retirar diretamente nas estantes. Oferece ao usuário um ambiente confortável com condições de estudo e pesquisa.

Os usuários da Biblioteca têm disponíveis 88 escaninhos, destinado a abrigar todo o material pessoal de quem efetua a consulta, enquanto permanecer nas dependências do setor.

ESPAÇO FÍSICO

A Biblioteca Nossa Senhora das Mercês da FAPAC dispõe de um salão de estudo em grupo foi criada para o melhor conforto dos discentes e docentes, um espaço confortável e climatizado para que possam ter um melhor aproveitamento dos estudos, com 16 cabines de estudo individuais e 12 mesas com 06 cadeiras cada, que acomodam 72 alunos. Conta com 08 salas de estudo em grupo que acomodam 45 alunos e um com mesas de estudo em dupla para 24 alunos, climatização e lâmpada de emergência. Dispõem ainda de uma sala para estudo individual e mais 22 cabines individuais, além de uma Videoteca com 16 lugares onde os usuários podem assistir aos vídeos.

Os usuários ainda têm a sua disposição 32 terminais de microcomputadores conectados em rede e à internet para a realização de atividades acadêmicas dentro da biblioteca.

ACERVO POR ÁREA DO CONHECIMENTO

O acervo bibliográfico se divide em 10 classes do conhecimento humano e está distribuído em estantes para livros (dupla face). Os usuários têm à sua disposição 02 terminais para consulta à base de dados na própria biblioteca, o mecanismo de busca pode ser feito pelo autor, título ou assunto. Totalmente informatizado através do software para gerenciamento de bibliotecas denominado RM Biblios. Os empréstimos, devolução, reservas estão disponíveis em computadores no balcão de atendimento.

Amplamente utilizado nas rotinas do sistema, qualquer tipo de documento pode ser identificado através da etiqueta de código de barras, que são produzidas pelo próprio sistema.

O acervo da biblioteca encontra-se em plena expansão, hoje contamos com os seguintes números: de 5.858 títulos e 40.725 exemplares, entre livros, periódicos, obras de referência, monografias e materiais especiais. Encontra-se totalmente automatizada por meio do sistema RM Biblios, dispondo de código de barras que viabiliza de forma ágil e eficaz o empréstimo do material bibliográfico. Todo o acervo está registrado, classificado de acordo com a CDD (Classificação Decimal de Dewey) e catalogado seguindo as normas da AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano).



BIBLIOTECA DIGITAL

A Biblioteca Nossa Senhora das Mercês da FAPAC oferece também a Biblioteca Digital (BD), um sistema informatizado que disponibiliza, em meio digital, títulos universitários. O projeto implantado em 2015, em parceria com editoras, tem como intuito auxiliar nas pesquisas e suprir as demandas informacionais dos alunos da Instituição.

Na plataforma Biblioteca Virtual, disponibilizada pela editora Pearson e seus selos editoriais (Prentice Hall, Makron Books, Financial Times e Addson Wesley), o aluno terá acesso a cerca de 3.237 títulos das mais variadas editoras como: Ibpex, Manole, Papirus, Ática, Contexto, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Casa do Psicólogo, Jaypee Brothres e Rideel.

A plataforma está disponível gratuitamente com acesso ilimitado para todos os alunos, professores e funcionários pela página da biblioteca no site da instituição.

A Biblioteca Digital tem como missão disponibilizar ao aluno mais uma opção de acesso aos conteúdos necessários para uma formação acadêmica de excelência através de um meio eficiente, acompanhando as novas tendências tecnológicas. A FAPAC, desta forma, está comprometida com a formação e o desenvolvimento de um cidadão mais crítico e consciente.

CRONOGRAMA DE EXPANSÃO DO ACERVO

Existe uma política definida de atualização do acervo em nível institucional. O docente solicita as suas necessidades à coordenação do curso, esta encaminha aos setores responsáveis (biblioteca e setor de compra da FAPAC). A Biblioteca da FAPAC, particularmente, desenvolve uma política de atualização e desenvolvimento do acervo, observando: a seleção e aquisição de material bibliográfico. Na seleção, a biblioteca recebe e analisa a lista de sugestões dos professores de cada curso, bem como as demandas anteriores não atendidas e as estatísticas de uso da biblioteca. No processo de aquisição, a biblioteca conta com orçamento anual e realiza 02 (duas) aquisições anuais, sendo uma no início do 1º semestre e outra no início do 2º semestre. Nesta rotina, as bibliotecárias elaboram a lista conforme a demanda de cada curso e encaminha ao Departamento de Compras para que se proceda à aquisição dentro do calendário em vigor.

A seleção do material bibliográfico é feita com critérios próprios, baseados em normas internacionais, observando-se os seguintes parâmetros:

  • Adequação à capacidade, necessidades e interesses dos usuários;
  • Atualização de novas edições, a cada ano, pela aquisição dos melhores textos;
  • Preferência por novos títulos, obras de autores consagrados e data atual de publicação;
  • Caracterização do valor histórico das obras sejam eles legais fiscais ou culturais;
  • Número de exemplares existentes de cada obra, com verificação da frequência de uso pelos usuários;
  • Prioridade para os conceitos de especificidade, relevância do tema e o princípio utilitário.

Também no ato da aquisição, quando se consolidam as indicações bibliográficas feitas pelo corpo docente e coordenação de curso, as bibliotecárias avaliam se o número de exemplares solicitados é viável, fazendo uma comparação no acervo, com apoio de relatórios informatizados, do número de exemplares existentes.

Caso o acervo já contenha um número razoável de exemplares, adquire-se em pouca quantidade somente para renovação daqueles volumes muito procurados que sofrem desgaste natural ou que já sofreram restauração e mesmo assim permanecem com utilidade para empréstimos e leitura na biblioteca.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento da Biblioteca é de Segunda à Sexta, das 08:00 às 22:00 e no Sábado 08:00 ás 18:00.

.

PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca Nossa Senhora das Mercês da FAPAC possui 02 (duas) bibliotecárias com experiência administrativa na área de Biblioteconomia. Estas são responsáveis pela direção e organização do setor. Conta ainda com 07 auxiliares de biblioteca. Além de pessoal de apoio, vigilância, limpeza e manutenção, que estão preparados para manter o ambiente limpo e agradável para os usuários.

Os serviços prestados aos usuários são:

  • Empréstimo domiciliar para alunos de graduação e funcionários, total de 05 obras por 07 dias prorrogáveis; para professores por 08 obras por 15dias prorrogáveis;
  • Consulta in-loco para não usuários registrados (público externo) e empréstimo entre biblioteca com formulário próprio com assinatura das bibliotecárias responsáveis;
  • Pesquisa bibliográfica on-line pelos micros de consulta, podendo ser impressa uma listagem, se necessário;
  • Serviço de referência, atendimento pessoal ou pelo telefone e/ou e-mail, com esclarecimento e orientações sobre as fontes de pesquisas existentes;
  • Orientação via elaboração de referências bibliográficas, trabalhos acadêmicos, monografias, em complementação aos dados fornecidos pelos professores de Metodologia Científica em sala de aula, em consonância com as normas ABNT;
  • Orientação, quanto ao uso da biblioteca, para otimização do uso dos recursos e materiais oferecidos, permitindo o livre acesso às estantes e mobiliários de armazenamento dos materiais especiais. São distribuídas aos novos alunos, as normas de utilização da Biblioteca, bem como outras informações básicas e úteis contidas no Guia do Aluno;
  • Disponibilização de jornal diário, mantendo para uso local um título: Jornal do Tocantins;
  • CD Room`s que acompanham os livros;
  • Disponibilização de micros para pesquisa na Internet, além de vários terminais de acesso existentes nos Laboratórios de Informática;
  • Empréstimo informatizado: Sistema RM integrado ao Sistema de Controle Acadêmico, com cadastro automático do corpo discente;


  • Rua 02 Quadra 07 S/N Jardim dos Ipês CEP: 77500-000 Porto Nacional - TO
    Telefone: (63) 3363 9600