Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018
Institucional

HITÓRICO INSTITUCIONAL

O ITPAC PORTO NACIONAL LTDA – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Ltda. é o mantenedor da FAPAC – FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS, credenciada Instituição de Ensino Superior, por ato do Chefe do Executivo do Estado do Tocantins, através do Decreto nº. 3.486, de 04/09/2008, publicado no Diário oficial do Estado do Tocantins nº. 2.728, publicado no dia 05/09/2008.

A efetivação da transferência dos cursos e alunos da UNIPORTO/IESPEN decorreu do TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA firmado em 29/02/2008 e devidamente aditado em 25/07/2008, visando garantir a continuidade dos cursos e preservação dos interesses dos alunos matriculados em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.

A cidade de Porto Nacional - TO está localizada na Região Norte do Brasil, um município de aproximadamente 46.000 habitantes de acordo com o IBGE (2010), tornou-se uma cidade de toda a HUMANIDADE, da qual é considerada Patrimônio Histórico.

A FAPAC com o respaldo e a seriedade de uma empresa responsável, de reputação ilibada, cumpridora de seu papel na sociedade, prestando serviços de natureza pública com a mobilidade da iniciativa privada, fortalece, inova e aprimora seus serviços na área de educação, reconhecido em todo o Estado do Tocantins, destaca-se como uma das melhores Faculdades da Região Norte.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Desenvolver e disseminar competências a partir do ensino, pesquisa e extensão que formem profissionais capazes de transformar o Brasil a partir de suas regiões.

VISÃO

A Faculdade Presidente Antônio Carlos – FAPAC - visa estar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, gerando valor para os alunos, colaboradores, mantenedores e sociedade.

VALORES

  • Foco no aluno – Atender os alunos com presteza, dedicação e eficiência superando suas expectativas.
  • Valorização de colaboradores – Reconhecer o valor de todos os colaboradores com respeito e dignidade promovendo o entusiasmo e satisfação.
  • Honestidade – Praticar a honestidade ética, moral e intelectual nos relacionamentos internos e externos.
  • Comprometimento – Ter atitude e proatividade para atuar em defesa da Missão da Instituição.
  • Foco em resultado – Agir com simplicidade e contar com a inovação para buscar os resultados que nos levarão à nossa Visão.
  • Responsabilidade Social – Promover o bem-estar social e desenvolver ações sustentáveis para o meio ambiente.

FINALIDADE, METAS E OBJETIVOS INSTITUCIONAIS.

Da Finalidade:

A localização geográfica e as características do Estado de Tocantins e da região Norte exigem a concepção de uma Instituição de Ensino Superior com forte vínculo com a comunidade local, comprometida com as demandas dessa sociedade e empenhada na transformação cidadã dessa mesma sociedade.

A FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL tem como finalidade a transmissão e a produção do conhecimento em todas as áreas do saber, mediante a promoção do ensino de graduação e de pós-graduação, da pesquisa científica e da atividade extensionista. No seu projeto de implantação e em seu plano de desenvolvimento, o perfil das suas áreas de atuação reflete, de forma inequívoca, o seu compromisso regional, na medida em que os cursos oferecidos atendem, por um lado, a uma carência de desenvolvimento humano e econômico da região.

Das Metas:

Em um prazo máximo de dez anos a partir da sua criação, a FAPAC-ITPAC PORTO NACIONAL tem como objetivo específico tornar-se um centro de referência no ensino superior privado do país, nas áreas de conhecimento em que atua e, em particular, um centro de excelência na área de saúde.

Dos Objetivos:

São os seguintes os objetivos gerais da FAPAC – ITPAC PORTO NACIONAL:

  • habilitar efetivamente os graduados ao exercício profissional de sua opção;
  • criar e difundir o conhecimento científico;
  • interagir fortemente com a comunidade em sua área de abrangência e influência, atuando no seu processo de desenvolvimento sustentado.

Para a consecução desses objetivos, são as seguintes às metas institucionais:

  • implantar e consolidar uma estrutura organizacional que possibilite uma gestão transparente, participativa, ágil e pautada pelo planejamento;
  • implantar uma política orçamentária estreitamente vinculada às metas institucionais;
  • implementar, em caráter permanente, práticas pedagógicas inovadoras;
  • fortalecer o papel do professor enquanto orientador;
  • adequar, em caráter permanente, as estruturas curriculares de cada área, em consonância com as diretrizes nacionais e em sintonia com os movimentos da sociedade;
  • manter atualizada a infra-estrutura necessária a um ensino de qualidade;
  • manter um quadro docente capacitado e com elevados padrões éticos;
  • consolidar uma infra-estrutura física, de recursos humanos e de programas para o desenvolvimento da atividade de pesquisa;
  • estabelecer políticas de estímulo à divulgação científica;
  • garantir o conhecimento das necessidades e das demandas da sociedade em sua área de abrangência e influência;
  • estabelecer uma política extensionista propositiva;
  • garantir que a atividade extensionista se realize, prioritariamente, vinculada a um projeto acadêmico;
  • implantar um Programa de Avaliação Institucional, envolvendo as dimensões gestão, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão.

Confira o PDI - clique aqui

Confira o regimento interno - clique aqui

Rua 02 Quadra 07 S/N Jardim dos Ipês CEP: 77500-000 Porto Nacional - TO
Telefone: (63) 3363 9600